Novidades

Desafio: Sustentabilidade + Construção civil

12 de abril de 2016


Questões ambientais, atualmente, são os assuntos que estão mais presente nos países, independente de ser um país  desenvolvido, emergente ou subdesenvolvido.

Para o mercado de engenharia e construção civil o desafio de atrelar sustentabilidade aos negócios é imenso. É necessário um cuidado especial desde o início até o final da obra para reduzir o impacto ambiental , ou seja, começa com extração de matéria-prima, produção e transporte de materiais, uso e manutenção, até a destinação dos resíduos e uso desenfreado de água.

Aqui no Brasil, já começaram iniciativas positivas referentes ao meio ambiente, como a criação da Câmara Ambiental da Indústria de Construção do Estado de São Paulo e o estudo de índices de perdas de materiais em escala nacional financiado pelo Finep e o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H). Isso tudo ajuda a promover a sustentabilidade no mercado construtor.

É possível perceber um desenvolvimento de uma cultura sustentável dentro da construção civil, assim como em outras áreas. Mas ainda continua sendo um desafio fazer com que todas as construtoras pensem nos impactos ambientais, bastando aos colaboradores e clientes cobrar tais posturas.