Novidades

8 Dicas de Decoração Para Tornar Seu Lar Mais Aconchegante

14 de março de 2018


A decoração da sua casa pode influenciar seu humor?

Frequentemente, nos sentimos física e mentalmente exaustos quando chega o final da semana, então começamos a sonhar com um lugar tranquilo para onde possamos ir para nos “desligar” da correria do dia a dia.
A nossa casa, deveria então, servir como nosso refúgio, um lugar super aconchegante e tranquilo que nos auxilie a relaxar.
Por isso, a escolha das cores de cada ambiente é muito importante. As cores atuam de formas variadas e afetam nosso humor, causando as mais diversas reações. Existe todo um estudo que comprova a influência e psicologia das cores. Segundo Mary Gregerson, presidente da American Psychological Association’s Society for Environment, Population, and Conservation Psychology, “a cor afeta a mente e o corpo das pessoas.”   Se usarmos isso a nosso favor, podemos criar diferentes sensações para cada ambiente de nossas casas, potencializando nosso espaço e fazendo com que nosso momento de lazer seja muito mais bem aproveitado.

Vamos entender como as cores funcionam? Essas são as características aparentes das cores, e as “sensações” que elas causam:

  • Peso: as cores podem tornar objetos ou ambientes, mais pesados (pense em um quarto com todas as paredes pintadas de preto, por exemplo.)
  • Iluminação: absorvem parte da luz que recebem, e refletem outras (uma sala com tons mais claros, dá a sensação de um local iluminado.)
  • Dimensão: também podemos utilizar as cores para transformar, pelo menos aparentemente, um lugar pequeno em um mais espaçoso, ou vice e versa.
  • Temperatura: cores quentes, como o laranja ou vermelho por exemplo, podem dar a sensação de calor à um ambiente; assim como tons de azul, por exemplo, dão a ideia de frio.
  • Emoção: as cores podem desempenhar um papel direto no nosso psique, pois ativam sentimento e expressões (azul remete tranquilidade e paz; o laranja é uma cor energizante…e assim por diante.)

Pode parecer intimidador fazer a escolha certa, ainda mais para quem não tem muito conhecimento—ou nenhum—de decoração. Mas equipando-se com o conhecimento básico e algumas dicas preciosas como as a seguir, é possível criar ambientes confortáveis e aconchegantes.

  1. Avalie seu espaço
    Analise o ambiente que você irá pintar. Leve em consideração os tons dos seus móveis e objetos decorativos. Eles devem estar em harmonia com as cores das paredes.
  2. Suas cores favoritas são importantes!
    Sua cor preferida conta muito nessa hora. Não quer dizer que você precise pintar todos os cômodos de uma cor, mas você pode variar os tons, texturas, detalhes, levando em consideração suas preferências.
  3. Adeque o efeito das cores ao ambiente
    Digamos que você ame a cor vermelha e gostaria que seu quarto fosse dessa cor. É importante lembrar que essa escolha pode influenciar diretamente o seu sono, uma vez que as cores mais quentes como o vermelho e o laranja, geralmente são estimulantes. Tente, ao invés, usar uma cor que harmonize bem com o vermelho (por exemplo) e use o vermelho em si nos detalhes: nos itens de decoração, lençol, etc.
  4. Iluminação!
    As cores “mudam” de acordo com a iluminação. Isso acontece porque lâmpadas brancas acendem e clareiam tonalidades, e as amarelas podem intensificar e esquentar as cores. As lâmpadas coloridas, por exemplo, podem mudar completamente a matiz.5. Entenda as cores e o círculo cromático.
    Sabe o que é o círculo cromático? Ele é uma representação simplificada das cores percebidas pelo olho humano.Normalmente o encontramos representados como um círculo de 12 pedaços, cada um deles representando  umacor e essas cores são dispostas de maneira a formar um espectro perfeito. Assim:

    Usando ele como base, é possível identificar as cores complementares (opostas no círculo), análogas (tons que estão lado a lado), e outras combinações. Uma dica é usar o site da Adobe Color (color.adobe.com), ou o Coolors (coolors.co) para criar paletas únicas e harmoniosas para seu ambiente, fazendo com que a decoração de cada cômodo seja única!

    6. Faça uma simulação
    Existem diversas ferramentas de simulação de cor online, elas são super úteis e nos auxiliam a visualizar o resultado desejado.  Alguns sites que recomendamos:
    HGTV COLOR SIMULATOR (em inglês)
    Colorjive

    7. O que vai ser pintado?

    Defina quais cômodos pretende pintar, se todas as paredes de cada cômodo serão pintadas ou apenas uma. Se pintar todas as paredes soa como algo exaustivo e desnecessário, a opção de pintar apenas uma parede de contraste é muito boa também, pois pode deixar o ambiente mais leve, e te dá mais liberdade para colocar outros elementos de outras cores para contrastar com essa parede colorida, usando outros objetos de decoração para tornar o lugar mais visualmente interessante.
    8. Inspire-se!
    Sites e aplicativos como o Pinterest ou até mesmo o Instagram são ótimos para juntar referências e usar na hora de criar o seu próprio espaço. Crie uma pasta e coloque tudo que te agrada, o que você pode querer recriar na sua casa, seja o estilo, combinação de cores, tipo de móveis. Separamos algumas contas no Instagram que gostamos:
    @em_henderson
    @hunted_interior
    @sfgirlbybay
    @decoraid
    @casavoguebrasil

Seguindo essas dicas, temos certeza de que ficará mais fácil criar um lugar aconchegante e gostoso para que você possa chegar em casa e desligar-se do mundo, curtindo cada pedacinho do seu lar!

Esperamos que essas dicas sejam valiosas para todos que estão prestes a começar essa jornada de decoração! É importante ter um lar, e não só uma casa.

—Taika