As vantagens de ter um bom arquiteto ao seu lado

“Será que eu preciso contratar um arquiteto?” Essa é uma dúvida realmente muito comum quando se trata de construção e reforma de casas, apartamentos ou escritórios. Frequentemente, as pessoas só se dão conta da necessidade de ter um profissional especializado para orientá-los, quando já estão cheios de demandas e muitas dúvidas em mente.


Mas calma! Não precisa ficar com medo na hora de contratar um arquiteto para sua obra. Nós iremos mostrar as vantagens de ter ao seu lado um profissional qualificado para lhe auxiliar, para que você não se sinta sobrecarregado nessa hora.

Conversamos com a arquiteta Marjorie Guibur, que falou um pouquinho sobre as dúvidas mais comuns  que as pessoas têm a respeito dos seus serviços, e também sobre os mitos que existem sobre sua profissão.

A real função do arquiteto é unir 3 fatores essenciais: funcionalidade, beleza e custo.

Muita gente tem receio na hora da contratação por causa de profissionais desqualificados que “sujam” o nome da arquitetura.Existe um mito que o arquiteto tende a deixar a obra mais cara, o que não é real. A Marjorie explica: “Infelizmente o mercado ainda vê arquiteto como “luxo”, o que realmente não se aplica na prática. A real função do arquiteto é unir 3 fatores essenciais: funcionalidade, beleza e custo. Logicamente que existem inúmeras vertentes dentro do mercado, mas cabe ao arquiteto auxiliar da melhor maneira; existe um preconceito de que arquiteto vai ser caro, ou que vai indicar coisas mais caras ainda.”

Ao contratar um arquiteto, você contará com toda a experiência criativa e técnica dele. As vantagens de ter um projeto muito bem elaborado e, claro, muito bem executado, são infinitas. Os serviços do arquiteto servem para agregar valor à sua obra, além de oferecer qualidade, elegância, sofisticação nos acabamentos, alto nível de customização, e um padrão inquestionável. Isso tudo, claro, com a escolha do profissional certo.

E são inúmeras as funções do arquiteto. Segundo Marjorie, “existe um leque de possibilidades na contratação de um arquiteto, e não apenas para fazer projeto de interiores: a pessoa pode contratar consultoria por exemplo, que engloba auxílio na escolha de “que cor pintar a parede da sala?”, até o projeto de interiores que visa resolver o pequeno espaço em algo extremamente funcional.”

Sem falar, claro, no aumento no valor de mercado do seu imóvel, bem como o crescimento nas possibilidades de negociação.

O valor de um arquiteto varia de 5% à 15% do gasto de uma obra; A ausência do mesmo faz a taxa de desperdício chegar até 30%

“Existe muito profissional que suja o mercado! Isso que a pior coisa que existe;
Muitas as pessoas nos procuram para realizarmos seus sonhos; o mínimo que devemos ter é respeito por isso e fazer que tudo fique do jeito que a pessoa sonha e da melhor maneira possível.” explica Marjorie.

Não se baseie apenas nas opiniões de amigos ou família. Na hora de contratar um bom arquiteto, é importante que você goste dele e do trabalho que ele oferece. O estilo é parecido com o seu? Ele entende o que você tem em mente? Muita gente gosta de fazer uma lista com as coisas que procuram em um profissional, para terem certeza que vão encontrar um que se encaixa com os requisitos. Claro, não fique muito preso à tal lista, mas use-a como base. É importante também saber confiar no profissional, lembrando que um bom e ético arquiteto, quer fazer com que o sonho, como mencionou a Marjorie, se torne realidade! Ele fará parte da sua equipe e fará de tudo para que seus ideias saiam do papel, com as escolhas certas para que você não gaste mais do que precisa, e tenha o resultado que sonhou!